PROFISSIONAL: DR. WILSON ISSAMU IWASSAKI
SHIATSU – O PODER DO TOQUE
Shiatsu é uma técnica japonesa de terapia manual, onde “Shi” significa dedos e “atsu” pressão, ou seja, o Shiatsu significa pressão com os dedos. Porém, além dos dedos, o terapeuta utiliza os cotovelos, joelhos e mãos para realizar a técnica.
Na Medicina Oriental, acredita-se que uma doença é causada quando há um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outros fatores.
Esta energia é chamada de “Ki” em japonês, também conhecida como “Chi” em chinês.
Com o Shiatsu, é possível estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do “Ki” promovendo o bem-estar.
BENEFÍCIOS DO SHIATSU:
O Shiatsu é capaz de promover grandes benefícios para o nosso corpo dos quais podemos destacar:
Alívio do estresse, tensões, dores de cabeça, contraturas e dores musculares;
Alívio dos sintomas do bruxismo e distúrbios da ATM como dor na face, cansaço dos músculos da mastigação e dor de cabeça;
Ativação da circulação sanguínea e linfática;
Facilitar a retirada de toxinas, proporcionando uma sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade;
Benefício à postura e tônus muscular.
Com todas estas indicações o Shiatsu vem associado a um movimento que leva à sensação de bem-estar e relaxamento físico, mental e emocional. Também contribuindo com a prevenção de doenças.
CONTRA-INDICAÇÕES:
Gravidez (antes do 3º mês);
Casos de osteoporose grave;
Casos de câncer;
Suspeita de fraturas e/ou luxações;
Inflamações agudas internas e externas (edemas).
PREPARE-SE PARA A PRIMEIRA SESSÃO:
As sessões têm a duração de aproximadamente uma hora e são realizadas numa maca ou num tapete específico. A paciente deve ir vestida com roupa larga e confortável (ao contrário das massagens convencionais, o Shiatsu não requer que a pessoa se dispa). Procure não comer uma refeição pesada, nem beber álcool nas duas horas que antecedem o tratamento. Tente manter-se descontraído e relaxado durante a sessão, feche os olhos e se caso estiver sentindo muitas dores no momento da massagem, informe de imediato o terapeuta. No final da sua primeira sessão, há um sentimento de tranquilidade, leveza e de bem-estar. No entanto, aconselha-se a realização de três ou quatro sessões, ao longo de um período de 4-6 semanas, para garantir a obtenção de bons resultados.
CONCLUSÃO:
Devido os seus diversos benefícios, o Shiatsu é uma das técnicas mais conhecidas e aplicadas mesmo aqui no Ocidente, porém, para garantir a qualidade do tratamento é fundamental sempre procurar um profissional qualificado.