Podoposturologia e os seus benefícios
Ciência que estuda a influência dos receptores podais na postura corporal e no equilíbrio ortostático. Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos neuroreceptores localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.
Portanto, dores nas costas, joelhos e tornozelos podem ter origem no desequilíbrio postural que uma pessoa tem por pisar incorretamente ou fazer exercícios diários de forma incorreta. A podoposturologia é um método que auxilia no tratamento terapêutico e na prevenção de desconfortos como esses por meio de palmilhas posturais desenvolvidas para realinhar e reeducar a estrutura do corpo.
A avaliação de determinadas variáveis posturais estáticas e dinâmicas é imprescindível para a prescrição das peças podais e palmilhas. Na avaliação são observados parâmetros posturais que podem estar alterados. O tratamento com palmilhas posturais contribuem na correção. Na palmilha descrita como postural, podem e frequentemente são fixadas peças podais com o objetivo de diminuir ou corrigir os desequilíbrios da tensão muscular (tônus), promover as simetrias do corpo e reduzir as disfunções nas informações que perturbam a postura e o equilíbrio ortostático. Portanto, as peças podais escolhidas em uma avaliação postural, são as informações necessárias para que o Sistema Nervoso Central (SNC) regule a postura na forma desejada e possível.
O que diferencia as palmilhas Posturais das Ortopédicas? É o fato de que as palmilhas Posturais extrapolam os problemas dos pés. Muitas vezes são prescritas para corrigir variáveis posturais alteradas de indivíduos com pés normais e sem queixas clínicas podais. Já as palmilhas descritas como Ortopédicas tem sua atenção voltada exclusivamente ao pé. Buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Cada palmilha postural é criada de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, por meio de avaliação postural clínica com podoscópio, anamnese, teste de equilíbrio, análise de rotação, nivelamento de bacia e tensão da musculatura paravertebral, é possível prescrever e confeccionar uma palmilha específica para a necessidade do paciente.
A podoposturologia pode ajudar quem sofre com alterações posturais (escolioses, retificações, anterioridades, etc), diferença no tamanho das pernas, dores nas costas, quadril e/ou joelhos. Elas também ajudam a prevenir e amenizar os sintomas de eventuais lesões decorrentes de atividades esportivas.
O uso contínuo das palmilhas modifica o corpo de dentro para fora. Por isso, é sem dúvida parte importante no tratamento de uma lesão muscular/articular, porque trata a carga que interfere na mecânica do organismo.
O acompanhamento da evolução do quadro postural pode ser feito através de uma equipe multidisciplinar – Fisioterapeuta, Educador Físico, Dentista, Médico/Ortopedista – gerando assim uma maior chance de sucesso na resolução do problema apresentado pelo paciente.