Descascar mais, desembalar menos!
Hoje em dia, pela correria do dia a dia, estamos procurando tudo que facilite nossa vida e não nos tome tempo.
Esta é uma das queixas que mais escuto no consultório, “falta de tempo para se dedicar a alimentação”
Então, ao invés de prepararmos nossa refeição, compramos algo pronto e embalado que precisa apenas ser levado ao forno e em minutos está pronto. Pode ser fácil, porém nada saudável!
O mesmo fazemos com os lanchinhos ao longo do dia, quantas vezes trocamos a fruta por bolachas, bolinhos, sucos de caixinha, ou seja, algo pronto, que passou pelo processo de industrialização, e seus ingredientes são com altas quantidades de açúcares, gorduras, sal, aditivos químicos como corantes, conservantes e pobres em fibras.
Não paramos para avaliar a composição destes alimentos, pois o sabor e a rapidez é o que nos chamam mais atenção.
E infelizmente, esta correria e este novo hábito alimentar vem contribuindo para o aparecimento de doenças como Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias e entre outras.
Precisamos entender que vale a pena dedicar este tempo para o preparo dos alimentos, e que é fundamental para nossa saúde, tanto na prevenção, quanto no controle de algumas doenças.
Quando preparamos nossa refeição em casa, conseguimos controlar a quantidade de sal, óleo e o tempo de cozimento, que são fatores que influenciam no valor nutricional.
Sendo assim, cortar uma cenoura, descascar uma banana, picar uma couve, não estaremos perdendo tempo e sim fazendo investimento em nossa saúde.
Dicas para o saudável, ficar mais prático!
– Faça uma lista dos alimentos que vai consumir na semana e programe o melhor dia para ir ao mercado;
– Dê preferência para alimentos in natura ou minimamente processados;
– Escolha um dia da semana mais tranquilo, por exemplo o domingo à tarde para higienizar as folhas. Deixe escorrer bem a água e guarde em recipiente tampado na parte baixa do refrigerador para não queimar as folhas;
– Os legumes podem ser cozidos e refrigerados por 2 dias;
– Como o feijão exige um tempo de cozimento maior, você pode preparar uma porção maior e congelar em potinhos menores, assim é só aquecer!;
– Separe filé de peixe, frango, bife ou hambúrgueres caseiros sem porções individuais, passe papel filme e congele. Fica bem prático e mais rápido para descongelar;
– Você pode também deixar algumas marmitas congeladas, para dias de mais correria;
E lembre! Na hora de preparar seu alimento, use sal e óleo com moderação. Nosso paladar é adaptativo, se você fizer mudanças graduais, você consegue reduzir!