Como eu brinco com meus filhos?
Tratando-se de crianças, sejam típicas ou atípicas, alguns pais parecem apresentar bloqueios e não sabem como agir com seus filhos, muitos relatam ‘’não saber como brincar’’, por isso acabam adotando algumas posturas que podem contribuir ou não para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e de aprendizagem e tornam-se :
- Diretores : sempre dizem o que a criança deve ou não fazer, dá comandos o tempo todo.
- Ajudantes: não dão autonomia para a criança, fazem tudo por ela e muitas vezes não deixando-a ‘’aprender com os erros’’ nem passar por frustrações.
- Espectadores: só observam e não interagem, tampouco participam da brincadeira.
Algumas vezes, não reconhecemos essas posturas, por isso filmar a brincadeira e assisti-la pode ajudar a entender melhor seu comportamento e o da criança. Faça uma análise de como está sua contribuição para o desenvolvimento infantil e encontre um equilíbrio, atendendo as necessidades da criança. Considere a observação um ponto de partida para estimulação das habilidades comunicativas e de aprendizagem e lembre-se sempre que para cada fase, há um processo a ser aprendido e respeitado, um não avança sem o outro.
Se possível seja o Parceiro! participe e interaja com a criança, dê comandos, mas também deixe a criança conduzir a brincadeira, ensine-a como fazer e proporcione oportunidades para aprendizagem.